Preparando a casa para as crianças entre 6 e 12 anos
Confira algumas dicas de como adaptar sua casa e preparar o ambiente de uma casa para crianças no segundo plano de desenvolvimento e contribuir para o seu desenvolvimento pleno
Artigo: Preparando a casa para as crianças entre 6 e 12 anos
Na pedagogia Montessori muito se fala de ambiente preparado e da sua importância para o desenvolvimento da criança. Nas escolas que atuam com a pedagogia tudo é nitidamente organizado para isso, mas você sabia que é possível viver a filosofia Montessori diariamente com seus filhos em casa?
E a ferramenta chave para promover as adaptações em uma casa também já é mais do que conhecida por aqui: a observação! É por meio dela que você pode ajudar uma criança a ter mais responsabilidade, autonomia, confiança, liberdade de expressão, independência e explorar todo o seu potencial de desenvolvimento.
Mas como fazer isso? Será que preciso de muito espaço? Vou precisar redecorar minha casa? Ixi, não tenho tempo nem dinheiro para fazer isso agora…. Calma, no artigo de hoje vamos te explicar e dar vários exemplos muito simples de como preparar a sua casa para criança na segunda fase de desenvolvimento.
Você vai ver que promover essas mudanças é mais simples do que você imagina e certamente você vai se surpreender com os resultados.
Confira também: A classe Montessori para crianças de 6 a 12 anos
Como promover um ambiente preparado em casa
Você já parou para pensar que uma casa é preparada e adaptada para os adultos? Mesa, cadeira, sofá, armário, pia, cama, altura e peso das coisas. Por isso, o primeiro desafio que vamos te propor é: que tal observar seu ambiente com os olhos de uma criança?
Entenda melhor em A criança desenvolve-se a partir do ambiente
Uma criança no segundo plano de desenvolvimento já consegue fazer muita coisa de maneira autônoma, mas será que seu entorno está ajudando neste processo? Observe, observe e observe mais um pouquinho! E a partir daí, você pode ter ideia dos pontos que precisam ser alterados ou melhorados no ambiente.
Pense também nos objetivos que esta criança poderia estar manipulando, mas não faz isso por questões como tamanho, peso, altura e outras questões que dificultam o acesso aos materiais.
Assista ao vídeo e saiba mais Como observar a sua criança de acordo com o método Montessori
Para deixar essa ideia mais clara, que tal fazermos um tour pelos principais ambientes de uma casa identificando essas possíveis adaptações? E já que não é possível adaptar a casa 100% para os pequenos, nossa sugestão é criar cantinhos preparados em alguns dos cômodos da casa com materiais e utensílios à disposição para realização das atividades do dia a dia.
Cozinha
A cozinha é um dos lugares com maior possibilidade de adaptação para a criança, uma vez que na segunda fase de desenvolvimento ela já é capaz de realizar diversas atividades neste ambiente.
Crie um cantinho com panelas que não sejam pesadas, temperos, talheres e outros utilitários que ela possa utilizar para cozinhar as coisas que gosta. E sim, ela já tem condições de cozinhar com esta idade! Ensine, mostre como faz e confie!
Colocar e tirar a mesa, lavar a louça ou coloca-lá na máquina de lavar são outras das atividades totalmente possíveis de serem realizadas. Por isso, deixe a louça disponível em uma altura compatível com os pequenos para que eles também possam contribuir com essas tarefas.
Área de serviço
A sugestão aqui é criar o cantinho da limpeza, onde a criança encontre produtos de limpeza, panos, vassoura, rodo e outros utilitários que ela possa utilizar para contribuir com a limpeza da casa.
E quando você, adulto, estiver realizando as tarefas de casa, não esqueça de inserir a criança nessa rotina. Pode ter certeza que ela tem o senso genuíno de contribuição e vai amar este momento, encarando como uma grande brincadeira.
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Quarto
O quarto da criança também tem um mundo de possibilidades que podem ser adaptadas.
A cama baixinha recentemente virou moda mesmo entre os pais que não seguem a filosofia Montessori, mas é importante ressaltar que ela vai além de um estilo de decoração. A ideia desta cama é promover a autonomia, a liberdade, empoderamento e livre acesso aos pequenos.
Para também exercitar a independência e o poder de escolha, deixe algumas opções de roupas de em armários e gavetas a altura das crianças! Encoraje esta mudança e delegue a responsabilidade de escolher a sua própria roupa ao seu pequeno.
No quarto também é possível criar o cantinho dos brinquedos, com uma prateleira organizada com poucos brinquedos e funcionais. Isso porque, diferentemente de um adulto, a criança não tem capacidade de gerenciar uma grande quantidade de coisas, ela precisa de poucas opções e de maneira organizadas. Lembre-se que a ordem é outra questão fundamental na pedagogia montessoriana.
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Aqui também vale o cantinho da papelaria ou da arte, com opções de canetas, lápis, papéis e demais itens para a criança exercer sua criatividade ou o cantinho da leitura com poucas opções de livros adaptados com o interesse da criança naquela fase. Vale qualquer outro cantinho alinhado com as necessidades e interesses da criança nesta fase.
Banheiro
No banheiro a ideia é fazer o cantinho da higiene, com itens como escova e pasta de dentes, sabonete, shampoo, papel higiênico sempre a disposição da criança, para que ela não precise acionar o adulto sempre que precisar de algo deste tipo.
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Agora que você já sabe como preparar uma casa para crianças de 6 a 12 anos, que tal conhecer mais sobre o mundo montessori? Navegue no nosso site e confira diversos vídeos, artigos e podcasts para você se tornar um expert no assunto.
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