Os três pilares do método Montessori

O método Montessori considera a criança como um ser naturalmente ávido em conhecer e iniciar sua aprendizagem quando se encontra num ambiente especialmente preparado.

Artigo: Os três pilares do método Montessori

O que nos move no Ahuma é ajudar as crianças a terem uma infância feliz. E para isso procuramos muito, até que encontramos a pedagogia Montessori.

O método Montessori, muito além de um método educativo, é uma filosofia de vida. Sua base profundamente humanista nos indica que cada um possui em seu interior todos os recursos que precisa para se desenvolver e expressar seu potencial.

É um método centrado na criança, sendo ela que nos guia em sua própria educação. Observação é o que permitiu estabelecer todas as práticas, o material e os princípios dessa pedagogia. Chamamos também este método de “pedagogia científica" pois seus princípios são frutos da observação minuciosa e atenciosa que sua fundadora teve do desenvolvimento infantil. O método existe há mais de 100 anos e hoje há escolas Montessori nos 5 continentes.

Os três pilares da pedagogia Montessori são:

1. Ambiente preparado

Este termo é utilizado para descrever um ambiente adaptado à fase de desenvolvimento da criança. Ou seja, por exemplo, uma criança de menos de 6 anos estará desenvolvendo sua independência funcional. Ela poderá, num ambiente adaptado, alcançar os pratos para colocar a mesa, cuidar das plantas com um regador leve e à sua altura, se interessar por matemática com um material de tamanho e cor adaptados. O conhecimento também se faz de maneira progressiva, do mais simples ao mais complexo, do geral ao específico.

2. Adulto Preparado

O adulto é o responsável por conectar a criança ao ambiente. Para começar o adulto precisa entender a fase de desenvolvimento na qual a criança está para assim poder adaptar seu ambiente às necessidades da criança. O adulto que acompanha o aprendizado da criança também trabalhou com seu próprio bem estar, seu equilíbrio e sua criança interior. É difícil cuidar do outro, observar de forma acurada, oferecer paciência e compreensão se não estamos bem.

3. Criança no centro do processo educativo

A criança é quem irá aprender, ela possui os segredos de seu próprio desenvolvimento. Dizemos até que a criança aprende quando o adulto se vai. Isso porque a criança não vai aprender escutando, ela o fará manipulando, se questionando, resolvendo problemas. O adulto estando na distância certa, poderá observar e se assegurar que o ambiente é adaptado e interessa a criança. Ele também irá se assegurar que não estará “fazendo no lugar” da criança e assim oferecendo o que chamamos de “ajuda inútil". Para aprender a criança vai se concentrar, e com isso manifestar o que chamamos de fenômeno da atenção: ele corresponde a uma mudança profunda na criança que a permite se conectar intimamente com a energia construtiva que a fará se desenvolver de maneira ótima.

Esperamos que você tenha apreciado estes fundamentos da pedagogia Montessori.

Abraços,

Emily

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).