Montessori no cotidiano: Como a Emily aplica a metodologia em casa

Conheça como eu, Emily, descobri o método Montessori e quais diferenças percebi na minha vida com as minhas filhas a partir disso

Artigo: Montessori no cotidiano: Como a Emily aplica a metodologia em casa

O artigo de hoje faz parte de uma série de dois posts onde eu, Emily, e o Felipe, vamos falar sobre a maneira como Montessori entrou nas nossas vidas, quais diferenças trouxe em nossa percepção da criança e um pouco de como aplicamos a metodologia na prática, em casa, com os nossos filhos.

Nosso intuito é o de trazer algumas situações do nosso dia a dia como pais, desmistificando a maternidade e a paternidade perfeita, e inspirar você a encarar os desafios com os pequenos de uma forma mais leve. Vamos lá?

Bom, eu sou mãe de 3 filhas, a Gabi de 7 anos, a Isa de 5 anos e a Valentina, de 7 meses.

E o Montessori surgiu na minha vida quando dei início ao processo de escolarização das minhas filhas. Matriculei a Gabi em uma escola com uma pedagogia tradicional e comecei a questionar aquele modelo de ensino. Foi quando iniciei uma pesquisa sobre as chamadas pedagogias alternativas.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre O que é o Método Montessori?

Como sou coach de transição de carreira, e que vejo diariamente o impacto que um bom acompanhamento no desenvolvimento do pleno potencial dos adultos, minha busca tinha um objetivo claro: encontrar uma pedagogia com uma abordagem respeitosa para explorar os potenciais das crianças. E foi assim que cheguei ao método Montessori.

Mudei a Gabi de escola no mesmo ano em que a Isa começou o primeiro ano escolar, e ambas foram para uma escola Montessori, e posso dizer que percebi as mudanças comportamentais ja na primeira semana.

A primeira na questão da ordem, por exemplo, elas chegavam da escola, passaram a tirar o sapato para entrar em casa e deixar na porta de maneira organizada, além de guardarem a mochila no local correto. A segunda foi a autonomia, elas passaram a se servir sozinha quando tinham fome ou sede, assim como tomar banho e se trocar de maneira independente. É lógico que para tudo isso também precisei adaptar o ambiente de casa.

Assista mais sobre A criança se desenvolve a partir do ambiente

Mas o que realmente se transformou a partir da pedagogia Montessori foi a minha maneira de enxergar a maternidade. A minha formação em Educadora Montessori me proporcionou um alinhamento com as minhas expectativas como mãe e um novo olhar sobre como acompanhar o desenvolvimento das minhas filhas.

Minha maternidade ficou mais leve e agora entendo que não existem birras, por exemplo. O que existe é a falta de um olhar conhecedor e empático por parte do adulto para entender as necessidades das crianças.

Saiba mais sobre O segredo das birras segundo o método Montessori

Tá, esse processo não é fácil e com certeza exige paciência. Por aqui também tem dias mais desafiadores, acredite! Mas entender a fundo sobre estes aspectos comportamentais e me esforçar para entender o que elas estão precisando naquele momento é a chave para trazer esta leveza para a maternidade.

Agora eu sei que a criança tem a chave para o seu desenvolvimento e o meu papel como mãe é de observar minhas pequenas e cuidar de mim, fazer coisas que me nutrem, afinal, preciso estar bem comigo mesma para estar bem com as minhas filhas. Me tornei também muito afiada em observação, hoje consigo perceber muito melhor o que esta acontecendo e ter a distância necessaria para acompanhar minhas meninas para uma solução.

Aprenda Como observar a sua criança de acordo com o método Montessori

E para finalizar, gostaria de deixar algumas últimas sugestões para você que está conhecendo o método Montessori agora: confie na sua criança, ela tem a chave para o seu desenvolvimento e aprendizagem (eu sei, já falei isso antes, mas é que isso é realmente importante!) e acredite, você pode sair de uma relação de autoridade para uma relação mais colaborativa com as crianças.

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).