Chega de bagunça!

Um artigo com um vídeo ou podcast feito especialmente para você.

Artigo: Chega de bagunça!

Eu não sei se na sua casa é igual, mas na minha, durante muito tempo, eu encontrava as toalhas no chão do banheiro.

Eu pedia às minhas filhas para pendurarem após o banho, eu briguei com elas para que elas as penduressem, eu escrevi uma mensagem na porta para que elas não esqueçam, eu falei para meu marido de nunca esquecer de pedir a elas de pendurarem e… ainda assim… sempre encontrava as toalhas no chão do banheiro.

Quando comecei o treinamento Montessori me disseram que as crianças gostam de ordem e podem arrumar as coisas em seu lugar após as terem utilizado.

E eu pensava “Pode ser verdade para outros, mas em casa não é assim.” Porém estava enganada!

Decidi observar o que estava acontecendo. Sentei no banheiro com elas e após o banho vi que elas pulavam para fora do chuveiro, pegavam a toalha que eu havia preparado, se secavam, deixavam ela no chão e saiam para ir ao quarto colocar o pijama.

Eu chamei elas de volta ao banheiro.

-Meninas, o que está faltando por aqui?

-Humm… A toalha no chão?

Elas pegaram a toalha e tentaram colocar no local onde eu normalmente as penduro. Mas o gancho era alto demais para elas e foi um show de malabarismos para tentar enganchar a toalha.

Resumo da opera: não eram minhas filhas que eram ”bagunceiras”. Havia algo que não lhes permitia expressar suas características. O obstáculo neste caso estava no ambiente. Foi só encontrar um local adaptado para guardar a toalha e explicar a elas como se organizar para o banho, depois disso não encontrei mais toalhas no chão. Foi possível observar como elas se sentiam bem e satisfeitas em tomar o banho de maneira autônoma.

Ok, Emily, já entendi, mas como faço para adaptar a minha casa para que as crianças possam revelar seu pleno potencial?

  • Primeiro faça a lista de todas as atividades rotineiras: tomar café, almoçar ou jantar, tomar banho, trocar-se, escovar os dentes, ler histórias, dormir...
  • Para cada atividade observe o que seus filhos fazem espontaneamente. Não fale nada, apenas observe. Anote o que elas conseguem fazer facilmente, dificilmente ou não conseguem fazer (muito alto, difícil de abrir, muitas opções, bagunça etc.)
  • Escolha uma atividade por vez, observe o que pode ser melhorado para que as crianças possam fazer sozinhas (coloque na altura delas, separe apenas as coisas das quais elas precisam, verifique que o acesso é simples)
  • E uma vez que o ambiente estiver adaptado, explique a elas como fazer, falando pouco e mostrando lentamente o que elas podem fazer a partir de agora. Acompanhe as primeiras vezes, mas não corrija nem brigue se elas não fizerem exatamente o que você disse. Só observe em que pontos elas erram. Em outro momento mostre a maneira correta de fazer.
  • Finalmente tome em conta que há uma idade para tudo, falaremos outro dia das fases de desenvolvimento das crianças, mas você vai se surpreender da autonomia que elas conseguem ter já aos 2 ou 3 anos.

Espero que este artigo te ajude. Mande-nos seus comentários ou compartilhe conosco o que está dando certo para você na sua casa. Ficaremos muito felizes em lê-lo.a.

Emily

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).