Características do segundo plano: 6-12 anos
Saiba mais sobre todas as particularidades do segundo Plano de Desenvolvimento e como suportar o progresso da criança nesta fase
Artigo: Características do segundo plano: 6-12 anos
Nos últimos artigos temos explorado os planos de desenvolvimento da infância segundo Maria Montessori e hoje vamos dar sequência a este assunto explicando as características do segundo plano de desenvolvimento, que vai dos 6 aos 12 anos.
Uma vez que na primeira infância a criança conquistou as habilidades necessárias de movimento, linguagem e identidade, ou seja, aprendeu a fazer por conta própria, agora é hora de expandir e buscar independência moral e intelectual. Por isso, esta é a etapa do “me ajude a pensar por mim mesmo” .
Confira também: Características do primeiro Plano de Desenvolvimento: de 0 a 6 anos
Tudo que ela aprendeu até agora começa a ter um sentido de ordem, graças ao desenvolvimento do racional. A criança usa informações previamente adquiridas e as processa para explicar o mundo e é capaz de responder o porquê, como e quando sobre a realidade que a rodeia, além disso, também passa a ter maior interesse em questões morais.
Com esta nova perspectiva, a criança vai além do imediatismo presente até então e passa a fazer uso de um universo muito mais abstrato e imaginativo para pensar, planejar, explorar, pesquisar, questionar. Justamente por isso, que quando os pequenos têm curiosidade por algum assunto, não conseguem parar de investigá-lo, têm necessidade de buscar mais e mais conhecimento sobre o tema, indo além do que seria suficiente.
Saiba mais sobre: A vontade no método Montessori
Nesta fase acontece o desenvolvimento social e a criança busca e necessita um grupo para trabalhar de forma colaborativa, tendo interesse por grandes trabalhos. Ela também desenvolve o sentido de responsabilidade e agora já tem capacidade de se comprometer e ter algumas obrigações.
Esta também é a etapa dos ídolos e dos heróis e acontece a admiração por pessoas que fizeram algo de extraordinário.
*As necessidades de desenvolvimento do segundo plano *
Agora que você já sabe todos os detalhes sobre as características do segundo plano de desenvolvimento, conheça as necessidades de desenvolvimento de uma criança entre 6 e 12 anos e como ajudá-la a explorar todo o seu potencial:
*Mental: *a criança precisa ampliar o conhecimento sobre o mundo que a cerca, sobre seu entorno. Tem sede de cultura, tem um grande interesse sobre o funcionamento interno das coisas no universo e a educação cósmica é a resposta para as necessidades desta etapa.
Físico: ocorrem mudanças físicas muito importantes, como a dentição permanente e o desenvolvimento da força. O corpo da criança passa a ter dimensões menos proporcionais, como membros muito longos, por exemplo.
Social: necessita fazer parte de um grupo e precisam de experiências enriquecedoras na comunidade.
Ir do concreto para o abstrato: como a criança já viveu suficientes experiências sensoriais concretas no primeiro plano e armazenou informações suficientes para entender o mundo, é hora de dar lugar ao pensamento abstrato e permitir que a mente imagine, planeje, invente!
Sentido moral e desenvolvimento da consciência: nesta fase, a criança explora a moralidade, constrói uma sociedade organizada e tem necessidade de compreendê-la. Se interessa pelo senso de justiça e se preocupa com o que é certo ou errado. É muito importante que as atitudes dos adultos de referência sejam coerentes para que assim se estabeleça uma relação de confiança.
A ideia é que no final deste plano a criança seja capaz de tomar suas próprias decisões de forma consciente.
Assista também: A criança sabe escolher? Decidir? Como método Montessori ajuda a criança a ter força de vontade.
- *Nascimento da personalidade social: *a criança passa a não somente a ter consciência social, como também quer ajudar outras pessoas e trabalhar de forma cooperativa. Trabalhar em grupo é uma verdadeira necessidade. É importante promover a oportunidade de aprendizagem além de uma sala de aula para suprir toda a sua necessidade de conhecimento.
O papel do adulto no segundo plano de desenvolvimento
Como adulto guia, nosso trabalho é conhecer a fundo as necessidades e interesses da criança para poder oferecer tudo o que ela necessita para o seu desenvolvimento, dando-lhe liberdade e possibilidade de conquistar a autodisciplina.
Entenda sobre A importância da observação no método Montessori
Lembre-se de que somos seu principal exemplo, por isso temos que mostrar sempre o nosso melhor com muito amor e respeito.
O adulto não deve bombardear a criança com tantos ensinamentos, mas sim propor, sugerir e plantar a semente do conhecimento para a criança. Ao mesmo tempo, temos a importante tarefa de promover um ambiente preparado que cubra as necessidades deste plano, fomentando a autonomia e criando uma atmosfera que potencialize as relações sociais.
Saiba mais sobre: A criança desenvolve-se a partir do ambiente
O projeto Ahuma
Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.
Nós
Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.
Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).