Características do primeiro Plano de Desenvolvimento: de 0 a 6 anos
Conheça todas as particularidades do primeiro Plano de Desenvolvimento e como apoiar a evolução da criança nesta fase
Artigo: Características do primeiro Plano de Desenvolvimento: de 0 a 6 anos
O primeiro Plano de Desenvolvimento começa no nascimento e vai até os 6 anos de idade. Este período é caracterizado principalmente pela mente absorvente da criança, ou seja, momento em que ela absorve todos os aspectos de um ambiente e pelos períodos sensíveis.
Segundo Maria Montessori :
Todo este plano de desenvolvimento vai de um estado inconsciente a um estado de maior consciência, de não poder se locomover a andar, de não se comunicar para falar, de ser totalmente dependente de ser capaz de fazer as coisas sozinho. É o estágio de independência física.
Sua mente trabalha como uma esponja, ela absorve, assimila e ao mesmo tempo internaliza tudo que está disponível em seu ambiente. É por isso que é muito importante oferecer-lhes um ambiente adequado e preparado, em que possam desenvolver as aptidões e competências de que precisam para se desenvolver.
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Montessori descreve este plano como a base da personalidade e ele é dividido em duas etapas:
- *0 a 3 anos *
Caracterizado por uma grande absorção e construção. María Montessori considera o recém-nascido um embrião psíquico ou espiritual, porque tem que desenvolver o movimento, a linguagem, o pensamento e a personalidade a partir das possibilidades que o meio oferece para se tornar um ser único.
É uma fase de grandes mudanças em que o bebê vai construindo suas faculdades psíquicas e sua personalidade. Fase em que a criança constrói seu autocontrole, sua autoestima, desenvolve a confiança básica e a linguagem como um todo para posteriormente melhorá-la.
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O apego é criado com a mãe ou pessoa que geralmente é responsável pela criança e a presença contínua desta pessoa de referência é muito importante.
O movimento também é muito importante nesta fase, porque é através dele que a criança desenvolve a sua inteligência e se adapta ao seu meio. O adulto deve proporcionar um ambiente seguro em que a criança possa se mover livremente e observar a vida ao seu redor.
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- *3 a 6 anos *
Aos 3 anos, a criança consolida a construção interna que foi feita dos 0 aos 3, amplia e aprimora. Todas as ações a partir de agora serão realizadas de forma consciente e voluntária.
Seu desenvolvimento físico agora é mais lento, mas ela tem um controle maior do corpo e está conhecendo suas habilidades físicas, o domínio dos movimentos é mais refinado e coordenado, e por isso é capaz de fazer muito mais coisas.
Nesta mesma fase também começa a se interessar em brincar e interagir com outras crianças e adultos que não são suas pessoas de referência. Antes dessa idade podem observar outras crianças brincando, mas não costumam estabelecer uma interação social.
O ambiente deve permitir essa socialização, o desenvolvimento da sua independência, dar a oportunidade de utilizar as suas competências adquiridas na fase anterior e as novas que irá adquirir e oferecer experiências com o mundo exterior.
O adulto deve atender as necessidades da criança de uma maneira firme e gentil, e sempre muito consistente. Carinhosos, mas capazes de estabelecer limites, porque são eles que proporcionam um ambiente seguro tanto físico quanto emocionalmente para a criança.
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Lembre-se de que o adulto é um modelo que a criança quer seguir, ela nos ama incondicionalmente e por isso quer aprender e copiar tudo o que fazemos, daí a importância de estar sempre atento ao nosso comportamento.
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Os períodos sensíveis
Os períodos sensíveis são pequenas janelas de oportunidade, momentos temporários e únicos em que a criança se interessa muito por algo e volta toda sua atenção e curiosidade a essa determinada tarefa.
É no primeiro plano de desenvolvimento em que a criança passa por estes períodos sensíveis em que a capacidade de assimilação fica mais apurada e se estimulada da maneira correta, é possível explorar todo o seu potencial de desenvolvimento.
Segundo Maria Montessori:
Uma criança aprende as coisas nos períodos sensíveis, que poderiam ser equiparados a uma luz acesa que ilumina interiormente, ou bem a um estado elétrico que dá lugar a fenômenos ativos. Essa sensibilidade permite à criança colocar-se em contato com o mundo exterior de um modo excepcionalmente intenso. Cada esforço representa um aumento de poder. Quando, no período sensitivo já adquiriu conhecimentos, chega o estágio da indiferença, a fadiga.
Existem diversos períodos sensíveis que podem ser observados:
a partir do Nascimento: Período Sensível do Movimento, da Linguagem, dos Pequenos Detalhes e do Desenvolvimento dos Sentidos.
a partir dos 2 anos: Período Sensível da Ordem, da Graça e Cortesia, da Música e Ritmo.
a partir dos 3 anos: Período Sensível da Escrita e da Leitura, das Relações Espaciais e da Matemática.
O primeiro plano de desenvolvimento é quando o crescimento físico e intelectual se dá de forma mais intensa. É muito importante conhecer todos os seus detalhes e características para acompanhar a criança em seu desenvolvimento, se adaptar às suas necessidades e apoiar o seu desenvolvimento.
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