Atividades manuais contribuem para uma vida emocional estável
Um artigo com um vídeo ou podcast feito especialmente para você.
Artigo: Atividades manuais contribuem para uma vida emocional estável
Olá! Você gosta de ler livros de desenvolvimento pessoal? Já fez algum treinamento para desenvolver habilidades sociais, emocionais, de liderança para ter mais sucesso em sua vida?
Hoje em dia temos acesso a essas informações através de livros, conferências online, treinamentos empresariais, entre outros. E o impacto pode ser realmente enorme quando conseguimos aplicá-lo realmente em nossa maneira de sentir, pensar e agir. Agora imagine que poderoso acompanhar sua filha(o) a trabalhar todas essas habilidades desde pequena(o) através de atividades manuais. Sua confiança em si, concentração, estabilidade emocional, satisfação. Waooooo!
Mas como fazer isto?
Entender as fases de desenvolvimento
O primeiro ponto importante para acompanhar sua criança no desenvolvimento de sua confiança em si começa por você. Entender em que fase de desenvolvimento sua filha(o) está e o que ela(e) precisa para se desenvolver de maneira ótima. Esta é a base para que ela(e) desenvolva seu pleno potencial. Assim como não orientamos uma semente a criar raízes, caule, orientar suas folhas para o sol e ela o faz de maneira natural, a criança possui todas as habilidades para se desenvolver em si mesma. Nosso papel é de preparar da melhor maneira possível um ambiente para que ela tenha os melhores recursos para se desenvolver.
Preparar o ambiente
Deixe à disposição o material para que sua criança possa fazer atividades manuais de maneira espontânea. Comece por algo simples e deixe apenas o material necessário. Por exemplo, deixe diferentes cores de lã em uma cesta de palha. Mostre a ela(e) como usar e deixe o material à disposição.
Observar
As crianças vão procurar de maneira espontânea atividades que lhes permitam desenvolver suas habilidades. A melhor ferramenta que você tem para acompanhá-la, além de conhecer em que fase de desenvolvimento ela está, é preparar seu ambiente e observar o que a criança faz de maneira espontânea. Ao fazer tricô de dedo, por exemplo, de maneira espontânea e sem interrupção, a criança estará desenvolvendo sua concentração e sua confiança. Se em algum momento ela for mostrar para outros como fazer, trocando cores com outras crianças, comparando o resultado do trabalho de maneira entusiasmada, ela estará desenvolvendo suas habilidades sociais também. O principal é que a atividade seja escolhida pela criança de maneira natural, com entusiasmo e que ela possa fazê-la pelo tempo que desejar. Observe e não interrompa ou dê elogios para que ela tenha a possibilidade de se concentrar e de sentir a satisfação intrínseca (ou seja, que ela não esteja obtendo satisfação por te agradar, mas que ela se sinta satisfeita com ela mesma).
E por que não, despertar sua criança interior, e começar, você também, a se divertir com essas atividades?
Estamos no Spotify e na Apple
Escute nossos podcasts diretamento no Spotify na Apple ou acesse nossa página no Anchor.
O projeto Ahuma
Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.
Nós
Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.
Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).