As birras segundo o método Montessori

Um artigo com um vídeo ou podcast feito especialmente para você.

Artigo: As birras segundo o método Montessori

Entenda alguns dos motivos pelos quais as crianças fazem birras e confira algumas dicas da metodologia Montessori para lidar com este comportamento

Quando falamos de educação infantil, a birra é um assunto que deixa qualquer adulto de cabelo em pé. Mas quando entendemos que a birra nada mais é do que reflexo da frustração de uma criança que ainda não sabe exteriorizar suas emoções de maneira mais assertiva, é possível enxergar este comportamento com mais empatia. De acordo com Maria Montessori, a criança é um ser gentil e estes "desvios comportamentais" traduzidos como birras, acessos de raiva e outras condutas inadequadas, são produto da incapacidade de satisfazer uma necessidade vital, correspondente a um período sensível. Em outras palavras, a criança reage mal com gritos, lágrimas ou violência, por exemplo, quando nós, adultos, a impedimos de fazer algo que ela PRECISA fazer.

Saiba mais sobre A vontade no método Montessori

E para que a criança consiga colocar em prática essa necessidade vital, o ambiente é fundamental. Promover um ambiente preparado, em que ela possa explorar livremente, aprender com os próprios erros, praticar autonomia e promover uma comunicação que vá além das ordens e proibições é uma das principais ferramentas para minimizar as birras.

Uma vez que o ambiente está preparado para atender estas necessidades, o papel do adulto é estar ao lado da criança para orientá-la em seu caminho, sempre com muito amor e respeito. E se ainda assim a birra aparecer, a melhor estratégia é não deixar se levar pelas emoções e entrar em conflito. O ideal é recuar e se colocar na posição de observador para identificar o que no ambiente pode ser mudado para atender as necessidades da criança.

Aprenda também, Como observar a sua criança de acordo com o método Montessori

Agora que já sabemos o que está por trás de uma birra infantil, que tal aprender mais algumas dicas do método Montessori para lidar com o comportamento inadequado? 4 dicas infalíveis para lidar com a birras de acordo com o método Montessori

1 - Espere que a criança se acalme para conversar No momento da explosão emocional, a criança não tem condições de raciocinar. Evite o conflito! Ao invés disso, acolha o sentimento da criança e espere que ela se acalme, para só depois conversar de forma mais racional. Neste processo, lembre-se que o respeito aos pequenos também é primordial. María Montessori disse que: “O adulto é um guia, o adulto fomenta a aprendizagem e, acima de tudo, o adulto é um modelo a ser imitado e seguido”.

Leia também sobre O que é normalização no método Montessori?

2 - Abaixe para falar com a criança Quando a birra acontecer, abaixe-se e converse com a criança em voz baixa e olhando nos olhos, para que ela saiba que se precisar de alguma coisa, você estará lá. Um abraço cheio de amor também é milagroso nessa hora.

3 - Ajude seu filho a nomear os sentimentos Nomear as emoções ajuda os pequenos a se acalmarem, compreender o que está acontecendo com eles para assim, retomar o controle da situação. Isso também ajudará a verbalizar o que está sentindo em outras situações semelhantes. Além disso, ajuda a criança a entender que tudo bem se sentir nervosa, triste ou frustrada.

4 - Agora sim, converse com a criança Uma vez que a criança está mais calma, é hora de dialogar! Pergunte o motivo da raiva, segundo Maria Montessori, “se dermos tempo para que as crianças expressem suas necessidades e as escutem, podemos aprender muito com elas”. Você pode conduzir o diálogo por meio de perguntas para ajudá-la a se comunicar: "está cansado?"; "Você está com raiva porque eu não comprei o brinquedo para você?". Quando ela responder, você diz que entende que ela está se sentindo mal, mas que isso não lhe dá razão para ter este tipo de comportamento. É claro que cada criança é única, cada birra é diferente, mas esperamos que estas dicas ajudem você a utilizar o método Montessori para lidar com este comportamento desafiador.

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).