A importância da observação no método Montessori

Descubra como o método Montessori pode ajudar a potencializar o desenvolvimento de uma criança por meio da observação

Artigo: A importância da observação no método Montessori

Podemos dizer que a observação é uma das práticas mais importantes (se não for a mais importante) no método Montessori. Foi por meio da observação que a Maria Montessori foi capaz de entender as necessidades das crianças e identificar os seus diferentes estágios de desenvolvimento. Foi através da observação que ela desenvolveu o método, os materiais e todos os conceitos desta pedagogia.

E como sem observação, não há Montessori, no artigo de hoje, iremos entrar mais em detalhes e dar dicas de como você pode realizar a observação em casa ou na escola.

Observar não é uma atividade passiva Observar requer um importante estado de concentração em que o foco deve ser o de voluntariamente apenas olhar, descrever o que se vê, sem julgamentos ou preconceitos, e anotar tudo de forma objetiva. É essencial de tirar as lentes do julgamento neste processo, e isto não é uma tarefa fácil, para poder identificar as necessidades da criança e promover as mudanças e adaptações necessárias para o seu pleno desenvolvimento.

E por falar em desenvolvimento da criança, confira também O papel do adulto no desenvolvimento natural da criança.

Como observar uma criança? Para começar a colocar em prática a rotina de observação, você pode sentar próximo da criança ou do grupo de maneira a não interferir em suas ações. A partir daí, caderno e caneta em mãos: anote tudo o que estiver observando. Registre e descreva cada uma das atividades em detalhes.

Lembre-se, a ideia aqui não é descrever o que você sente e sim o que você vê!

Alguns outros elementos devem ser levados em consideração no modelo de observação do método Montessori:

  • Atividade: A criança desenvolve suas atividades livremente? Qual o nível de concentração? A criança presta atenção nas orientações? Qual a atitude da criança no final da atividade?

Confira também: Como despertar o interesse das crianças em atividades manuais

  • Ambiente: O material está em ordem e posicionado corretamente? As atividades são realizadas com materiais reais? Existe material para as atividades culturais e artísticas?

E para saber mais sobre o ambiente, assista ao vídeo A criança desenvolve-se a partir do ambiente.

  • Liberdade: A criança se movimenta livremente no ambiente e fora dele? Existe liberdade para escolher o material? Se não há liberdade absoluta, quais são os limites? Existem períodos fixos de recesso entre uma atividade e outra?

  • Ordem: Como a criança chega no ambiente? Como ela consegue se acalmar? Ela se sente confortável? O material é adequado e está em ordem?A criança devolve o material ao seu lugar?

E não é só isso! Em todos estes aspectos acima, deve-se também observar: capacidade física, coordenação motora, nível cognitivo, desenvolvimento intelectual, desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento social e emocional, reações diante as situações estressantes, padrões de sono e sonho, alimentação, movimento das mãos, etc.

Tenha em mente que para entender mais sobre o comportamento ou necessidade de uma criança são necessários muitos registros, em diferentes momentos e atividades, por isso o ideal é ter um caderno específico para isso. E o mais importante, além da consistência, observe de forma amorosa, respeitosa e consciente.

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).