A colaboração no método Montessori

Trabalhar de forma cooperativa e nunca competitiva é um dos princípios da pedagogia Montessori. Leia o artigo abaixo e veja como isso acontece…

Artigo: A colaboração no método Montessori

Você já parou para imaginar um mundo em que todas as pessoas trabalhassem de forma cooperativa, buscando a melhor maneira de alcançar um bem comum e não somente o benefício individual? Pois essa perspectiva diferente que até parece uma utopia é a proposta da educação Montessori: a aprendizagem cooperativa.

Os educadores incentivam as crianças a trabalharem com outras pessoas para que cada aluno possa aprender com o outro em um ambiente de respeito e colaboração. Assim, todas as crianças se sentem apoiadas e aprendem a resolver conflitos interpessoais de forma pacífica e assertiva.

Maria Montessori, que acreditava que a educação é a melhor arma para a paz e por isso, a médica tentou alcançar a paz no mundo promovendo valores respeitosos e pacíficos nas crianças.

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Mas como educar para cooperar?

Em um ambiente Montessori não existe competição entre os alunos e ela nunca é incentivada. O que existe é uma força interna individual que leva a criança espontaneamente a aprender e querer aperfeiçoar seus conhecimentos . Essa força se chama “vontade” e é o caminho para a criança desenvolver o seu poder de escolha.

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Para começar, as crianças dificilmente trabalham na mesma atividade ao mesmo tempo. Isso porque cada uma trabalha com diferentes materiais em seu próprio ritmo e não existem situações de comparação para ver quem termina mais rápido ou quem fez melhor. E quando as crianças trabalham na mesma atividade, fazem isso em equipe, de modo que não tendem a competir entre si, mas sim, colaborar.

No método não há provas ou notas, a avaliação é contínua e foca no que cada criança deve fazer a seguir e não em um boletim que favoreça a comparação com seus pares.

Em uma sala Montessori, como já explicamos por aqui, também é importante ter idades mistas no mesmo grupo. Quando você tem alunos entre 3 e 6 anos em uma sala, por exemplo, a cooperação surge naturalmente entre eles. Uma criança de 5 anos não vai competir com uma de 3 anos para ver quem consegue vestir o casaco mais rápido, pelo contrário, se ela perceber que a mais nova está com dificuldades, vai ajudá-la.

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A partir do segundo plano de desenvolvimento acontece o desenvolvimento social e a criança busca e necessita um grupo para trabalhar de forma ainda mais colaborativa, tendo interesse por grandes trabalhos. Isso permite que uns possam aprender com os outros e que descubram a grandeza de colaboração para chegar mais longe.

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Educação Cósmica e a colaboração

A partir do segundo plano de desenvolvimento uma parte essencial da educação é a Educação Cósmica, que se refere a descoberta gradativa da ordem para a criança. Nela, todo o conhecimento é apresentado como um grande mosaico de interdependência entre os elementos do Planeta (animais, plantas, sistema solar, espécie humana).

Isso quer dizer que um mesmo assunto é trabalho em todas as matérias. Por exemplo, ao estudar a histórias das pirâmides, a criança explora a história das pirâmides, a geometria, a geografia do lugar onde estão as pirâmides e assim por diante.

Ao entender este conceito de que tudo está conectado, a criança passa a ter a noção de todo o trabalho que existiu para que o mundo tenha tudo o que tem hoje. Uma simples cadeira precisou de tanta colaboração para existir, não é mesmo? A madeira, os pregos e parafusos, o transporte, etc.

E quando a criança se dá conta de todo esse trabalho colaborativo que existe em tudo no mundo ela passa a ter essa vontade de também colaborar com a sociedade, por todos que já contribuíram como forma de gratidão.

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).