A colaboração na prática

Aprenda mais sobre a colaboração infantil na prática e como podemos ajudar a criança a colaborar mais

Artigo: A colaboração na prática

Hoje vamos dar continuidade ao assunto do último artigo em que falamos sobre colaboração. E depois de explicarmos como se dá a aprendizagem colaborativa no método Montessori, vamos falar como acontece a colaboração na prática, com alguns exemplos de como podemos ajudar a criança a colaborar.

Ah, leia também o artigo anterior sobre a colaboração no método Montessori, clique aqui e acesse agora mesmo.

A primeira coisa que temos que ter em mente é que no método Montessori a colaboração na prática acontece de maneiras diferentes no primeiro e no segundo plano de desenvolvimento. Entenda melhor.

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Colaboração na prática no primeiro plano de desenvolvimento

No primeiro plano a criança ainda está adquirindo as capacidades psíquicas para se desenvolver e crescer. Nesta fase, elas colaboram construindo a si, criando o seu poder de concentração, aprendendo a escolher, tendo disciplina, que são itens muito importantes para uma vida em sociedade.

Neste estágio a criança também está criando a sua independência funcional, ou seja, ela começa a se vestir sozinha, servir sua própria comida e fazer muitas outras pequenas atividades que antes ela dependia totalmente do adulto. E esse simples fato de “fazer por si mesma” é uma colaboração na prática, uma vez que libera o tempo para que o cuidador foque em outras coisas.

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O papel do adulto para que esta colaboração aconteça na prática é servir de exemplo e sempre que possível incluir a criança nas tarefas. E eu sei, você deve estar pensando “nossa, já tenho tão pouco tempo, fazer isso vai me custar o dobro do tempo”. Mas pense nisso como investimento para o processo de construção e desenvolvimento do pleno potencial da criança.

E para que tudo isso aconteça, vale lembrar que o adulto também deve preparar o ambiente de acordo com a capacidade da criança, não fazendo pela criança coisas que ela já está pronta para fazer sozinha, aquela famosa ajuda inútil, que em nada contribui para o desenvolvimento infantil.

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Colaboração na prática no segundo plano de desenvolvimento

A partir dos 6 anos a criança se torna um ser social e é quando a colaboração na prática toma forma da maneira como conhecemos. Em uma sala Montessori, por exemplo, é a partir desta idade que as crianças começam a sentar em pequenos grupos, pois elas estão a todo momento colaborando umas com as outras para a construção de algo.

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E mais uma vez, o papel do adulto é servir de exemplo, orientando como se faz e mostrando estar presente caso ela precise, mas nunca fazer pela criança o que ela pode fazer sozinha. Lembrando que isso tira dos pequenos a oportunidade de aprender e se desenvolver.

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Ao dar este espaço para criança, contribuímos para que ela encontre sua tarefa cósmica, ou seja, o papel dela neste mundo.

Uma dica de como aumentar a colaboração na prática em casa: que tal começar a desmembrar grandes tarefas, explicando cada uma das pequenas atividades para que o todo aconteça. Por exemplo, para ir ao mercado precisamos ver o que está faltando em casa, fazer a lista, ir às compras, pagar, receber o troco, organizar as compras, etc.

Faça isso e se surpreenda com o potencial dos pequenos.

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

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