A classe Montessori para crianças de 6 a 12 anos

Conheça todas as particularidades de uma sala montessori para alunos de 6 a 12 anos e os principais conceitos para a formação deste ambiente.

Artigo: A classe Montessori para crianças de 6 a 12 anos

Depois de todos os assuntos que já abordamos por aqui, você já parou para se perguntar como se dá este desenvolvimento da autoconfiança e da autonomia da criança na prática, em uma sala de aula? Como ela aprende com as próprias experiências? O que é essa tal de educação cósmica?

Pois é, o método Montessori se traduz em uma pedagogia alternativa baseada no ambiente da criança. E o design do espaço educacional, conhecido como ambiente preparado, é uma das questões mais importantes.

Segundo Maria Montessori, a criança tem uma capacidade natural inata de aprender e vai fazer isso através do ambiente. E para esclarecer estas e outras questões é que no artigo de hoje vamos explicar em detalhes o que é e como funciona uma classe montessori para a fase dos 6 aos 12 anos.

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7 aspectos fundamentais de uma classe montessori 6 - 12 anos

1 - A idade de grupo

Diferentemente do ensino tradicional, a classe Montessori conta com cerca de 30 estudantes de diferentes idades. O grupo pode ter entre 6 e 12 anos ou este grupo dividido entre 6 a 9 anos e 9 a 12 anos. A ideia é que nestes grupos as crianças mais velhas possam auxiliar no treinamento e aprendizagem das crianças mais novas. Um conceito interessante que também prepara os alunos para a “vida real”, em que, em alguns momentos, eles estarão na condição de “professores” e outros no papel de “aprendiz”.

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2 - Educação Cósmica

Este é o nome que Maria Montessori escolheu para a metodologia pedagógica utilizada para trabalhar com crianças da segunda fase de desenvolvimento. De uma maneira geral, a educação cósmica permite apresentar a inter-relação entre diferentes áreas do conhecimento, começando com uma visão geral, para que mais tarde a criança possa se aprofundar nos detalhes de acordo com seus próprios interesses.

3 - Trabalho em grupo

Nesta fase, na grande maioria das vezes as crianças preferem trabalhar em grupo. Como estão em uma fase social, elas aprendem fazendo juntas. Elas adoram discutir, usar a imaginação para entender conceitos mais complicados e a partir daí criar seu próprio raciocínio e chegar à sua própria conclusão.

4 - O papel do Educador

Na metodologia Montessori, o educador não é o protagonista na sala de aula. Cada grupo de alunos trabalha em uma atividade diferente e o professor raramente interage com todas as crianças ao mesmo tempo. Ao contrário disso, o educador faz apresentações rápidas em cada grupo com o conceito chave do assunto que está sendo trabalhado. Mas se algum outro grupo já trabalhou o assunto em questão, são estes alunos que farão a apresentação deste conceito ao invés do professor.

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5 - Autonomia com responsabilidade

A criança é quem decide no que vai trabalhar. Ao chegar na escola, ela escreve no seu caderno de bordo todas as atividades que ela vai cumprir no dia: ela escolhe o que vai trabalhar, onde, como, com quem, o tempo, etc. Além disso, a sala de aula também tem um quadro de responsabilidades coletivas em que semanalmente a criança se responsabiliza por atividades como varrer o chão, organizar as mesas e lavar a louça.

A ideia é que além das responsabilidades individuais, ela também tenha responsabilidade com a comunidade em está vivendo.

6 - É hora de explorar o mundo

Na segunda fase de desenvolvimento apenas a sala de aula não é suficiente para satisfazer as necessidades de conhecimento dos pequenos, por isso é hora de ir além e explorar o mundo. E como a liberdade também vem com responsabilidade, as saídas são 100% planejadas pelas crianças.

Por exemplo, caso a criança esteja estudando determinado assunto e perceba que os materiais disponibilizados em sala de aula não são suficientes, ela pode programar uma saída para a biblioteca. Ela é responsável pelo planejamento, escolha da data, pesquisa de trajeto e assim por diante. O adulto treinado intervem somente em casos de segurança.

7 - A sala deve encorajar a vontade

A classe montessori deve ser organizada de maneira que encoraje a vontade e curiosidade da criança. Cada espaço de trabalho deve ter os materiais necessários para facilitar o processo de aprendizagem da criança com muita autonomia. Por isso, além das mesas de trabalho em grupo, este espaço conta com espaços de trabalho separados por assunto como linguagem, geometria, geografia, artes, biblioteca, etc.

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O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

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