Quais são os planos de desenvolvimento Montessori e suas características

Conheça as 4 fases de desenvolvimento Montessori e como compreender melhor seu filho em cada uma delas

Artigo: Quais são os planos de desenvolvimento Montessori e suas características

Como já falamos por aqui, a base da metodologia Montessori é a observação. E tendo isso como premissa, que durante toda a sua carreira profissional e anos de observação científica, Maria Montessori identificou que desde o nascimento até a vida adulta a criança passa por diferentes períodos evolutivos.

Conhecida como os 4 planos de desenvolvimento Montessori, cada um destes períodos indica diferentes necessidades fisiológicas, psicológicas e pedagógicas que exigem adaptações e transformações na maneira de lidar com a criança e adaptações no ambiente para que seu potencial seja melhor aproveitado.

Confira também A criança desenvolve-se a partir do ambiente

Cada uma destas fases tem suas características específicas, mas que estão totalmente conectadas. Quer conhecer os detalhes de cada uma dos planos de desenvolvimento Montessori? Confira todos os detalhes no texto abaixo: As 4 fases de desenvolvimento Montessori

Fase 1 - A mente absorvente da criança (dos 0 aos 6 anos) O primeiro plano de desenvolvimento Montessori vai do nascimento até os seis anos de idade e é um período marcado por um rápido crescimento físico e mental em que a criança absorve todos os estímulos e experiências à sua volta. São períodos sensíveis da linguagem, do desenvolvimento do movimento, da ordem do refinamento dos sentidos que dão à criança a base de sua personalidade. Eles também são dividido em duas sub fases:

Dos 0 aos 3 anos Esta é a etapa do “me ajuda a ser”. É um estágio de progressão identificado como mente inconsciente, ou seja, todo o conhecimento adquirido pela criança se dará de forma inconsciente. É nesta fase que a criança desenvolve a linguagem, refina seus movimentos e toma consciência dos seus sentidos, por exemplo.

Dos 3 aos 6 anos Esta é a fase do “me ajude a fazer por conta própria”. É um estágio de regressão identificado como trabalhador consciente, ou seja, este é o momento em que a criança toma consciência da sua mente e vai desenvolver todas as habilidades do estágio anterior por meio do movimento. Habilidades como concentração, vontade ou memória são trabalhadas nesta fase. Agora a criança tem o controle do ambiente, e não o ambiente sobre ela, como acontecia no estágio anterior. Nesta fase, as mãos são definidas como ferramentas conscientes e não como meros receptores de estímulos.

Quer saber mais sobre atividades manuais? Acesse Como despertar o interesse das crianças em atividades manuais e fique por dentro!

Fase 2 - Período da infância (dos 6 aos 12 anos) Esta é a etapa do “me ajude a pensar por mim mesmo”, ou seja, o momento em que a criança começa a desenvolver a independência do pensar, o raciocínio e procurar respostas para questões como por que? como? quando? Neste plano de desenvolvimento Montessori, as relações sociais são refinadas e a criança também passa a se interessar por questões mais complexas e desenvolver o senso de moralidade e justiça. Também é muito comum nesta fase o culto de um herói, pessoa que ela escolhe como referência.

Fase 3 - Adolescência (dos 12 aos 18 anos) A adolescência é um momento de tantas transformações físicas e psicológicas que é comparada ao primeiro período. Esta é a fase do “me ajude a ser, a fazer, a pensar por mim mesmo e com os outros”, ou seja, um período que exige muito acolhimento, conversa e orientação. Neste plano de desenvolvimento Montessori, o jovem desenvolve uma mente humanista, preocupada em entender questões mais complexas da humanidade e como pode ser sua contribuição para sociedade. Ele já tem seus próprios argumentos e pode começar a questionar pais e professores. Trabalhos manuais que possam contribuir para a sociedade, um ambiente cheio de atividades externas, ajudar esse jovem a entender como negociar (e os riscos envolvidos) e os estabelecimento de limites são essenciais para este período. Saiba mais sobre O papel do adulto no desenvolvimento natural da criança

Fase 4 - Maturidade (dos 18 aos 24 anos) Esta é o plano de desenvolvimento Montessori do “me ajude a me sustentar”, momento da maturidade plena do cérebro, em que o homem está inteiramente desenvolvido. O até então jovem agora entra no mundo adulto, por meio da universidade e do mercado de trabalho.

É o momento de contribuir para a vida em sociedade com os talentos pessoais que descobriram, talvez também de ter um relacionamento estável ou até mesmo de pensar em constituir família.

E aí, conseguiu identificar em que etapa do plano de desenvolvimento Montessori encontra-se seu filho? Assim fica muito mais fácil entender cada uma destas fases e dar a atenção que ele precisa, não é mesmo.

Para saber mais sobre a metodologia Montessori? Acesse nosso canal no YouTube e assista aos vídeos sobre o assunto. Acesse nosso site, se inscreva na nossa newsletter e receba o conteúdo semanal com vídeos, artigos, podcasts e muito mais.

Também estamos em diversas plataformas, qual é a sua preferida?

FaceBook

Instagram

Instagram do Felipe

Instagram da Emily

Podcast

Spotify

Apple

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).